No dia 15 de março de 2014, aproveitei o encontro do RubyOnRio para falar sobre Celluloid, uma implementação do Actor Model para Ruby. Como programação reativa, concorrência, paralelismo e quetais têm ocupado minha mente nos últimos meses, achei por bem conversar com o pessoal sobre como isso é relevante para o futuro do desenvolvimento de software e para o Ruby em si, constantemente sob ameaça (se Hacker News for parâmetro) de ser soterrado por uma tecnologia mais antenada com os novos tempos.

A ideia da minha apresentação foi dar uma pincelada nos problemas clássicos de threading, explicar en passant as ideias do Actor Model, e por fim encerrar na aplicação disso dentro do Celluloid. Claro que há informações vitais que ficaram de fora, que a superficialidade pode ser criticada, que o palestrante é meio capenga, mas espero que no cômputo geral o resultado tenha agradado.

Por fim apresentei um projetinho que fiz especialmente para o encontro, o Balladina. Foi divertido fazê-lo, e aprendi bastante coisa sobre o Celluloid no processo. Pude também contrastar algumas coisas com a parca experiência que tive com o Akka no curso do Coursera, e a maturidade do Celluloid relativa à do Akka me deixou esperançoso de um futuro bacana no Ruby. Vamos torcer pelo melhor.